quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como conseguir as melhores recomendações profissionais



São Paulo – Diferentemente dos mercados americano e europeu, a exigência de cartas de recomendações durante um processo de seleção não é comum nos Brasil.

Mesmo assim, os recrutadores brasileiros solicitam contatos que possam servir como referência. Nesse contexto, quem são as pessoas mais indicadas para testemunhar sobre seu perfil e trabalho anterior?

Engana-se quem pensa que só servem para dar referência profissional aquelas pessoas com quem você mantinha um excelente relacionamento. Por mais turbulenta que tenha sido sua relação com o ex-chefe, ele deve constar nessa lista.

“Seja por uma diferença de opiniões ou valores, problemas de relacionamento são comuns”, diz Gerson Correia, sócio da Talent Solution.

Se você se desligou da empresa porque brigou com o antigo chefe, é importante informar esse cenário para o entrevistador.

“Se eu ligar e o chefe falar que o candidato saiu da empresa por causa de uma briga, isso indica, para mim, que o profissional foi transparente na resposta”, explica José Augusto Figueiredo, COO da DBM na América Latina. Ponto positivo, portanto. Mas cuidado para não lavar a roupa suja na frente do headhunter.

Como pedir um contato

Para os especialistas, o primeiro passo para que o profissional consiga contatos que o recomendem é solicitar a referência após o desligamento com a empresa. Para isso, pergunte se o chefe ou colega o indicaria num futuro trabalho. Caso o contato seja tardio, eles recomendam fazer uma ligação para essas pessoas antes da entrevista.

“Ao ligar para a referência informada, eu espero que a pessoa do outro lado saiba a razão por que estou ligando”, afirma Correia. Para os entrevistadores, é um bom sinal quando mesmo um ex-chefe ou colega muito ocupado tira um tempo para falar sobre a pessoa. O contrário revela que o relacionamento não deve ter sido amigável. Fato que pode influenciar no resultado da sua entrevista.

FONTE: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário